15.5.07

Fátima.

De pés ligados , as mãos na cara vermelha de esforço. Ao lado, na garrafa de água vazia e apertada não cabem as lágrimas que ficam na berma da estrada. Espera o monte que falta subir. A três dias do destino, do fim, que é na verdade um princípio. E continuam a passar por ela gritos de apoio e camiões que sorriem e o sol que não perdoa. É o barulho da peregrinação que se intromete nos silêncios de alma de quem não reconhece na estrada o sacríficio tão grande da vida.

Porque as lágrimas e o suor, a dor, o esforço resulta tudo da soma aritmética de um amor que não se explica.

Faz uma oração e expulsa a preguiça. Levanta-se e caminha. Perdida. Mas, não desencontrada. Há no caminho alguém que lhe oferece o braço e um rebuçado doce de açucar. "Isso é fome, minha querida!" E o caminho que é um monte de estrada sorri-lhe agora. Vai ser mais fácil. Agarrada a um braço e uma doçura que não conhece. Os vinte quilómetros que faltam parecem só dez.

Mais à frente há um grupo que canta e ri, outro que extende piadas e ainda outro que ladaínha as preces à volta de um terço. Ao passar por eles todos devolve-lhes o momento de conclusão. E sorri.

Fátima não se explica.

Nos campos, as cores da flor mais frágil contrastam com as estrada cheia de buracos, as casas partidas em muitos pedaços e vidas que foram cheias e agora estão vazias. E a paisagem muda, e nunca é a mesma e nunca se esquece. Apenas se confunde.

E são dias de madrugadas que demoram a terminar.

E no fim, mesmo no fim, na meta que se cruza é a paz que invade o cansaço e as lágrimas são de um beijo. "Obrigada, Mãe!".
E aí olha para trás. De agradecimento. De espanto. "Já terminou!?".

Já não tem os pés ligados. Já não tem dores no corpo. Tem a alma completa de um amor que não se explica. Porque Fátima mora acima das críticas, das opiniões, dos olhares. Reside em quem lá vai. Sem explicações.



5 comentários:

Anónimo disse...

tiveste mesmo bem.. Fátima fez-te bem!a benevolencia, no mais fraternal instinto europeiista, com que descreveste a atitude dos camionistas que passavam quase me fizeram acreditar. Enfim, a peregrinação é tudo isso: gente aos magotes, uns rebolam em direcção à capelinha das aparições pagam promessas, outros mandam-se como leões a cochas de frango depois de entornarem pipas de cera no piródromo. Outros ainda,que já lá vão "a pé" (há 14 anos seguidos) apanham termendas secas à espera que o motorista da "Viação Automondinense" desperte da sesta, para dalí zarparem... para ver se ainda chegam a tempo de papar a missinha das 7 lá na terra.
Pois é, para além dos emergentes sex shop, das camisetas do Cristiano Ronaldo, das últimas novidades Made-in-China em forma do duo Francisco & Jacinta e do pacote 12/13 de Maio nos Hotéis, na verdade falta ainda um parque de estacionamento capaz, bicas de água determinável (ainda que fosse "Das original Fátimawasser"), sem filas interminavéis, serviços de apoio ao peregrino "queque" por ex.: um WC em condições tipo ArrábidaShoping, com berçários giros etc.. enfim,uma série de condições que os biliões de euros que para alí vão, em vão, para ver o tio bispo de minócolos merecem.
É assim, cara amiga!
Fátima é aquilo que cada um quizer.
Quem sou eu para criticar, logo eu que sou devoto..
Penso mesmo que é uma falta de respeito, que as condições para quem lá vai de propósito no dia 13 de Maio ou de Outubro, beneficie das mesmíssimas condições no recinto, que tiveram os pastorinhos nos inícios do século passado - isto é, um pouco pior que a organização do Rock in Rio!
A Igreja é feita de gente! Há que pôr essa gente a andar!!!
Tinha razão a Florbela "oh! poverello dizes que toda a natureza é minha irmã: as árvores, os passarinhos, o sol.. pois é, fui irmã de um só irmão e não sou irmã de mais ninguém" - a Fátima da minha devoção, é só minha. Tudo o resto, tem de ser revisto.
Beijos

Anónimo disse...

OK! FATIMA OLÉ OLÉ!
NO FINAL, CADA QUAL SAIU DE CAMINONETA EM PEREGRINAÇÃO À SUA TERRA, COMO NO FIM DE UM JOGO DE FUTEBOL, EM QUE A SUA EQUIPA EMPATOU FORA!
O "RATO SWINGER" FOI BEM MAIS FINO! FOI COMER MULATAS E SÓ CÁ APARECE NO 100.º ANIVERSÁRIO DAS APARIÇÕES, COM UMA BANCA DE BRASILEIRAS QUE VENDERÃO MEDALHAS ALUSIVAS!!!
QUE SAUDADES DO JOÃO PAULO........

Anónimo disse...

divino texto, miga. espero-te bem.

Unknown disse...

e depois dos dias do povo a lavar pecados em Fátima, volta a inveja, o roubo, o desdém, o mal-dizer, a mentira, o ódio, a ganância, a intolerância...
mas o teu texto está bonito.
Jorge GP
loucomotiva.blog.com

António Conceição disse...

Este texto merece respeito.
Desgraçadamente, em Fátima só consigo ver uma manifestação de paganismo. Suspeito que Bento XVI também.